TAGS:
OTORRINO
OTORRINO EM FORTALEZA
OTORRINOLARINGOLOGISTA
OBSTRUÇÃO NASAL
SINUSITE
RINITE
OTORRINOLARINGOLOGIA
Obstrução nasal:

Nesta seção você saberá:

- Quais as causas de obstrução nasal ?

- Quais os tratamentos disponíveis ?

- E mais...

A congestão ou obstrução nasal é uma das queixas mais antigas e conhecidas da humanidade. Em algumas pessoas pode representar problema insignificante, entretanto em outras pode ser causa de desconforto e de outros problemas importantes.

Há basicamente 4 causas principais de obstrução nasal:

1)      Infecção

2)      Alterações anatômicas

3)      Rinites alérgicas

4)      Rinites não alérgicas (vasomotoras)

A grande maioria dos pacientes apresenta uma combinação destes 4 fatores que podem variar de pessoa a pessoa.

Quais são as causas de obstrução nasal ?

Infecção: a grande maioria dos adultos apresenta um resfriado comum pelo menos de 2 a 3 vezes por ano. Estas infecções, na grande maioria, virais, ou seja causadas por vírus, ocorrem com maior freqüência durante a infância. Os vírus responsáveis pelos resfriados podem ser transmitidos através do ar, mas principalmente através do contato com as mãos. Uma vez absorvido pelo nariz, o vírus faz com que o sistema imunológico de nosso corpo produza histamina, uma substância química que aumenta o fluxo sanguíneo para a região do nariz em que o vírus foi absorvido, para que possa levar mais células de defesa. Isto provoca inchaço naquela região nasal e também aumenta a produção local de muco. Estes dois fatores promovem uma obstrução do nariz.

Anti-histaminicos e descongestionantes podem até aliviar alguns sintomas dos resfriados comuns, entretanto não há medicação para curá-lo. O tempo é quem será necessário para a completa cura da infecção viral e geralmente varia entre 7 a 10 dias.

Entretanto, durante o curso de uma infecção viral, ou seja, um resfriado comum, as defesas do nariz ficam afetadas e isto pode ser a oportunidade de uma infecção bacteriana.  Isto pode ser identificado pois numa infecção viral a secreção nasal geralmente é clara. Quando esta secreção torna-se amarelada ou esverdeada provavelmente há uma infecção bacteriana associada e um médico otorrinolaringologista deve ser consultado.

As sinusites agudas produzem congestão nasal e secreção espessa. Dor pode ocorrer na região das bochechas, dentes superiores, entre, sobre (na região da testa) e até e atrás dos olhos, dependendo de quais seios paranasais estejam envolvidos.

As sinusites crônicas podem ou não causar dor, mas geralmente estão envolvidas com obstrução nasal e secreções, que podem causar tosse seca e até mesmo bronquite. Algumas pessoas com sinusite crônica desenvolvem pólipos, que são como “cachos de uvas” amarelados ou acizentados dentro do nariz e seios paranasais.

As sinusites agudas geralmente respondem à tratamento clínico. Entretanto as sinusites crônicas podem requerer tratamento cirúrgico.

Alterações anatômicas: as principais relacionadas são as deformidades no septo nasal, que é uma estrutura composta por cartilagem e osso que divide as duas cavidades nasais. Estas deformidades geralmente são fruto de trauma que muitas vezes pode ter acontecido até mesmo durante o parto ou infância. Aproximadamente 76% da população apresenta algum desvio no septo do nariz, entretanto se você apresenta desvio septal isto não significa que você tem que corrigi-lo. O desvio septal torna-se importante quando há outras alterações associadas, tais como obstrução nasal importante, sinusite crônica ou até mesmo sinusite aguda recorrente.

Caso o desvio seja importante este deve ser corrigido cirurgicamente em procedimento chamado de septoplastia.

Alergias: rinite alérgica pode provocar obstrução nasal. A alergia é uma resposta inflamatória exagerada à alguma substância alérgena. Estas substâncias alérgenas geralmente são poeira, pó, pêlos de cachorros, gatos ou penas de pássaros, mofo, ácaros e outros agentes.

Nos pacientes alérgicos o organismo libera uma substância química chamada histamina que provoca vasodilatação, edema (inchaço) local e também aumento da produção de secreção nasal. O tratamento com anti-histamínicos pode aliviar alguns sintomas, principalmente a coriza nasal e os espirros. Há vários anti-histamínicos disponíveis e alguns podem causar sonolência. O tratamento com combinação de anti-histamínicos e descongestionantes também pode vir a ser interessante.

As injeções “anti-alérgicas” ou vacinas podem ser úteis para o tratamento da alergia à alguma substância específica. Alguns testes cutâneos, além de exames sanguineos podem ser solicitados para identificar o melhor tratamento possível para cada paciente.

É sempre importante lembrar que os pacientes alérgicos geralmente apresentam mais episódios de infecções sinusais, as sinusites e necessitam de acompanhamento e tratamento adequado por médico otorrinolaringologista.

Rinite vasomotora: rinite significa inflamação das mucosas do nariz. Vasomotora significa que há uma alteração nos impulsos nervosos que coordenam os vasos sanguineos do nariz. A mucosa do nariz possui suprimento sanguineo abundante. Várias artérias e veias formam um complexo sistema interligado que funciona para aquecer e umidificar o ar inspirado. Estes vasos sanguineos do nariz têm a capacidade de se dilatarem e contrairem. Normalmente estes vasos estão ou meio-dilatados ou meio-constritos, mas quando uma pessoa exercita-se abundantemente os níveis de algumas substâncias, como a adrenalina, pode aumentar. Adrenalina causa constrição da mucosa nasal e as passagens aéreas se abrem mais para permitir uma maior entrada de ar devido às exigências do corpo por conta do esforço físico.

O oposto acontece quando há um ataque alérgico ou um resfriado. Durante o resfriado ou crise alérgica, os vasos sanguineos se dilatam e a mucosa nasal se torna congestionada, provocando obstrução nasal.

Em adição às alergias e infecções algumas circunstâncias fazem com que os vasos sanguineos do nariz se dilatem, levando às chamadas rinites vasomotoras. Estas condições podem incluir estresse, algumas médicações anti-hipertensivas, exposição à algumas substâncias irritantes como perfumes e fumaça de cigarro e, talvez a causa mais comum de rinite vasomotora, o uso prolongado de descongestionantes nasais, tais como Sorine©, Afrin© e outros.

Nos estágios iniciais desta doença a obstrução nasal pode ser temporária e reversível. Geralmente há uma melhora quando a causa primária é corrigida. Entretanto, se as condições persistirem os vasos sanguineos perdem a capacidade de se contraírem, muito parecido com as veias varicosas (varizes). Quando o paciente deita-se de um lado o lado que fica mais inferior (para baixo) torna-se congestionado e vice-versa. Isto pode interferir no sono ocasionando até mesmo apnéia obstrutiva. O tratamento para estes estágios mais avançados da doença pode incluir cirurgia.

Médico responsável: Dr. João Flávio Nogueira - CRM(CE) 9344

IMPORTANTE: Estas informações foram escritas para ajudar a compreender melhor o seu problema e complementar as orientações dadas por seu médico, mas não excluem a necessidade de uma consulta médica e nem permitem o auto-diagnóstico e tratamento.

Caso tenha mais dúvidas ou necessite de maiores informações, entre em contato: joaoflavioce@hotmail.com 

Médico responsável: Dr. João Flávio Nogueira - CRM(CE) 9344

©2009 - Sinus & Oto Centro - Centro de Excelência em Otorrinolaringologia na Clínica da Vinci / Otorrino em Fortaleza, Ceará, Brasil

IMPORTANTE: As informações contidas nesta página foram escritas para ajudar a compreender melhor o seu problema e complementar as orientações dadas por seu médico, mas não excluem a necessidade de uma consulta médica e nem permitem o auto-diagnóstico e tratamento.