TAGS:
OTORRINO
OTORRINO EM FORTALEZA
OTORRINOLARINGOLOGISTA
CONSULTA COM OTORRINO
OTOSCLEROSE
PERDA AUDITIVA
OTORRINOLARINGOLOGIA
Otosclerose:

A perda gradativa de capacidade auditiva pode ser um dos sintomas da otosclerose.

A Otosclerose (ou Otospongiose) é uma doença do ouvido médio, espaço que fica atrás da membrana do tímpano, eue pode levar à perda auditiva. A doença leva a uma rigidez dos ossos que conduzem o som da membrana timpânica à cóclea, principalmente do estribo, o menor osso do corpo humano.

Esta doença pode surgir em qualquer idade e sexo, embora seja mais frequente em mulheres por volta dos 30 anos. A perda da audição é lenta e gradual, geralmente em ambos os ouvidos, e o surgimento de zumbidos, algumas vezes acompanhado de vertigens, manifesta-se em conjunto com a perda auditiva.

Há vários estudos sobre possíveis causas da otosclerose, entretanto sabe-se que a doença é o resultado de uma formação óssea anormal, que acaba fixando ou prendendo parcialmente o estribo, impedindo as vibrações sonoras de passarem normalmente para a cóclea.

Diagnóstico:

O diagnóstico é realizado através de exame clínico e testes auditivos, como audiometria e imitanciometria. O estudo radiológico com uma tomografia computadorizada pode contribuir para a localização do foco de otosclerose.

Tratamento:

Embora a utilização de um aparelho auditivo possa melhorar a audição, o tratamento permanente pode ser cirúrgico.

Cirúrgico: através da substituição de um pequeno osso do ouvido, chamado estribo, por uma prótese plástica ou metálica. Veja vídeo de cirurgia para otosclerose (procedimento conhecido como estapedectomia ou estapedotomia).

Esta cirurgia pode ser feita com auxílio de microscópios ou endoscópios. Realizamos este tipo de procedimento com auxílio de endoscópios. Após a colocação da prótese, o paciente pode voltar a escutar normalmente. 

De acordo com vários trabalhos já publicados na literatura médica, as chances de melhora auditiva significativa após a cirurgia são muito boas e as complicações raras. Entretanto estas complicações podem incluir alterações no gosto (temporárias), alterações no nervo facial, perfurações timpânicas e até mesmo a surdez. Por isto é extremamente importante a realização deste procedimento por médico habilitado na realização destas cirurgias e que seja de sua plena confiança.

 

ESTAPEDECTOMIA / ESTAPEDOTOMIA ENDOSCÓPICA - Para tratamento cirúrgico da OTOSCLEROSE.

Médico responsável: Dr. João Flávio Nogueira - CRM (CE) 9344

IMPORTANTE: Estas informações foram escritas para ajudar a compreender melhor o seu problema e complementar as orientações dadas por seu médico, mas não excluem a necessidade de uma consulta médica e nem permitem o auto-diagnóstico e tratamento.

Caso tenha mais dúvidas ou necessite de maiores informações, entre em contato: joaoflavioce@hotmail.com 

Médico responsável: Dr. João Flávio Nogueira - CRM(CE) 9344

©2009 - Sinus & Oto Centro - Centro de Excelência em Otorrinolaringologia na Clínica da Vinci / Otorrino em Fortaleza, Ceará, Brasil

IMPORTANTE: As informações contidas nesta página foram escritas para ajudar a compreender melhor o seu problema e complementar as orientações dadas por seu médico, mas não excluem a necessidade de uma consulta médica e nem permitem o auto-diagnóstico e tratamento.